SÃO BENTO DO SUL – Em regime de urgência, os vereadores da Câmara Municipal aprovaram por unanimidade, nesta sexta-feira (13), os projetos de lei 200 e 201/2026. A sessão extraordinária foi convocada para garantir que o reajuste salarial dos servidores públicos do Executivo e do Legislativo seja aplicado já na folha de pagamento deste mês.
O reajuste total será de 4,30%. O cálculo é composto pela reposição da inflação (variação do INPC de fevereiro de 2025 a janeiro de 2026) somada a um aumento real de 0,67%. Com isso, o funcionalismo terá um incremento salarial acima do índice inflacionário acumulado no período.
O aumento contempla as seguintes categorias:
Servidores efetivos e comissionados;
Trabalhadores temporários e empregos públicos;
Beneficiários com paridade do Instituto de Previdência de São Bento do Sul (Ipresbs).
A vereadora e líder de governo, Terezinha Dybas, esclareceu que há restrições para determinados cargos. De acordo com a legislação, agentes políticos — como o prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários e presidentes de fundações ou autarquias — não recebem o aumento real, ficando restritos apenas à reposição do reajuste inflacionário.
Após a aprovação unânime no Legislativo, os textos seguem agora para a sanção e promulgação por parte do Poder Executivo para entrarem em vigor imediatamente.